No mundo acelerado e tecnológico de hoje, passamos grande parte do nosso tempo no ambiente de trabalho. Seja em escritórios, fábricas ou em home offices, a forma como interagimos com o espaço e as ferramentas pode ter um impacto profundo em nossa saúde e desempenho.
Parte importante dos atendimentos médicos ou de enfermagem realizados na atenção primária à saúde estão relacionados a problemas atribuídos às condições de trabalho dos pacientes. Sabendo dessa realidade, a ergonomia no trabalho entra em cena como fator crucial para a garantia da saúde dos trabalhadores.
O que é Ergonomia?
Ergonomia é mais do que uma simples palavra técnica. Trata-se do estudo do design dos locais de trabalho, equipamentos e tarefas, visando a adaptação destes às características e necessidades do trabalhador. Seu objetivo principal é otimizar o desempenho humano, garantindo conforto e prevenir lesões relacionadas ao trabalho.
Benefícios da Ergonomia no Trabalho
Quando o ambiente de trabalho é ergonomicamente projetado, os benefícios são notáveis:
- Saúde e bem-estar: uma postura correta e o uso adequado de móveis e equipamentos ajudam a prevenir dores musculares, lesões por esforço repetitivo e outros problemas de saúde relacionados ao trabalho.
- Aumento da produtividade: funcionários confortáveis e saudáveis tendem a ser mais produtivos. Ao reduzir desconfortos físicos, a ergonomia contribui para a concentração e eficiência no trabalho.
- Menos ausências por doenças: com a melhoria da saúde e prevenção de lesões, a adoção de princípios ergonômicos pode reduzir o número de faltas relacionadas a problemas de saúde no ambiente de trabalho.
Como Implementar a ergonomia no trabalho?
Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença quando se trata de ergonomia:
- Mobiliário adequado: cadeiras ajustáveis, mesas na altura correta e suportes para monitor podem ajudar a manter uma postura correta.
- Organização do espaço: organize seu ambiente de trabalho de forma que os itens mais usados estejam facilmente acessíveis, evitando movimentos repetitivos ou posturas desconfortáveis.
- Intervalos e exercícios: faça pausas regulares e pratique exercícios simples para relaxar músculos e melhorar a circulação.
- Iluminação e ambiente: certifique-se de que a iluminação seja adequada para evitar esforço visual e ajuste a temperatura para o conforto de todos.
- Suporte para os pés: para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a análise ergonômica poderá recomendar o uso de apoio para os pés que se adapte às condições biomecânicas do trabalhador.
Mais dicas sobre ergonomia no trabalho no Guia de Orientações Ergonômicas do Ministério do Trabalho e Previdência ou na cartilha de ergonomia do Ministério da Saúde.
Dicas de ajustes específicos para melhorar a ergonomia do trabalho
A seguir alguns ajustes que não podem ser esquecidos nos escritórios ou home offices para melhorar a ergonomia do trabalho:
- Mesa de trabalho: a mesa deve possuir altura e profundidade suficientes para as pernas ficarem livres e confortáveis.
- Cadeira: busque uma cadeira com assento confortável. Procure manter a postura ereta, com as costas apoiadas no encosto da cadeira e os pés completamente apoiados no chão ou em um suporte.
- Monitor: O comprimento do seu braço é o referencial para a distância do monitor. Busque alinhar e centralizar a tela à altura dos seus olhos para que seu pescoço não precise inclinar para cima ou para baixo e nem seja obrigado a fazer rotações com a cabeça para um lado e para outro. No caso de utilização de aparelho para correção visual/óculos, é necessário um ajuste adequado ao conforto visual. Em ambientes com luz natural ou artificial, fique atento também a essas situações.
- Teclado: O teclado deve estar centralizado em relação ao monitor. Ao usá-lo, evite colocar o punho na posição de extensão ou flexão e mantenha-o em posição neutra, utilizando a mesa ou o apoio de braços da cadeira para descanso. Atente-se para não estender os braços para a frente ou dobrar os cotovelos para trás ao digitar. Dê uma pausa de 10 minutos a cada 50 minutos de digitação e aproveite para alongar os braços, os punhos, as mãos e os dedos.
Técnicas de relaxamento são muito eficazes e podem ser feitas em qualquer lugar!
- Exercícios de respiração:
- Inspire lenta e profundamente até sentir os pulmões cheios;
- Segure o ar contando até 3;
- Solte o ar devagar pela boca;
- Repita o processo 5 vezes.
- Faça automassagem;
- Alongue seu pescoço;
- Alongue seus braços;
- Alongue suas pernas; e
- Faça rotação de cabeça.
Conclusão
Investir em ergonomia no trabalho não é apenas uma medida de conforto, mas sim um investimento na saúde e produtividade dos colaboradores. Ao priorizar o bem-estar dos funcionários, as organizações colhem frutos não apenas em termos de eficiência, mas também na construção de um ambiente mais saudável e acolhedor.
Quer ficar por dentro das últimas novidades sobre atenção primária? Entao me segue lá no Instagram (@meumfc), onde eu compartilho o meu dia a dia como MFC na rede pública de saúde.
Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato clicando aqui.